Encontre alguém que te escute

A humanidade está desatenta, isso é um fato ruim, mas também nos deu a oportunidade de perceber quais pessoas nos dão mais atenção.

Mas é importante não confundir essa questão de atenção com estar presente o tempo inteiro, quase como um chiclete na rua que você odeia quando pisa. Atenção significa estar presente, querer perceber, colocar-se no lugar e fazer parte. Isso pode ser feito presencialmente, até preferível, mas também pode acontecer à distância.

Estamos tão doidos, que às vezes nos perdemos em nossas ideias, o que, infelizmente, é natural e precisamos de ajuda.

Vamos procurar aquela pessoa que está próxima e nem ela não faz ideia do que estamos falando ou passando. Até rola uma sensação de incerteza, porque ficamos pensando: “Mas eu não falei sobre isso?”.

Mas, a coisa está tão doida e rasa que seguimos na ideia, que não falamos, que não foi comentado e até aceitamos o caso de esquecimento, afinal, também deixamos coisas passar.

Porém, se está o caos, não deveríamos então ter mais cuidado para não se perder e escutar as pessoas, ao menos aquelas que nos importam tanto?

Pense em como seria esse alguém que te escuta. Três coisas são primordiais:

Estar presente

Você sentir que a pessoa está ali, presente em corpo e mente. Ela te olha de uma forma que nada mais no mundo importa, o celular, as conversas ao lado, pessoas atraentes, o que tiver rolando, não importa, simplesmente isso desperta uma conexão.

Querer perceber

Escutar é buscar notar o que a pessoa está passando, não só o que ela fala, mais além disso. O que as palavras não estão dizendo, que conexão tem com outras histórias, o que os olhos e a boca estão contando. É estar focado em notar o que realmente está rolando.

Colocar-se no lugar e fazer parte

Junto é o processo de empatia, da compreensão, de mostrar que se colocou no outro lado e tentou chegar o mais próximo de dividir o mesmo sentimento e percepção, para assim poder comentar. É raríssimo as pessoas se prestarem a ouvir dessa forma, normalmente já têm uma opinião formada. É querer ouvir e entender mesmo o outro lado para assim interagir.

O Free LifeStyle sabe que o universo mais interessante é o de outros seres humanos, de entender e vivenciar novas realidades e assim evoluir. Eliminar o julgamento e introduzir o entendimento conjunto. Você vai se surpreender com as pessoas lhe agradecendo com “nossa, você realmente prestou atenção”, “nossa, você percebe as coisas mesmo”... Isso é sinal que você está escutando.

E do outro lado também, você deve buscar isso, pois o mundo fica diferente quando queremos realmente nos conectar. Então, um rosto bonito, o status e qualquer outra coisa não vão adiantar de nada se, na maior parte do tempo, quando você tiver trocando experiências, ideias, fatos e opiniões com a outra pessoa, ela não conseguir te ouvir, ou, na verdade, não quiser ouvir.

Compartilhar no Facebook