Diga NÃO e tenha o seu FOCO de volta

Muitos especialistas e gurus salientam que a nova produtividade não é se manter ocupado, mas fazendo as coisas certas. E para isso precisamos primeiro saber negar as erradas.

Acredito que todo dia você deve perceber alguma nova oportunidade. Você pode trabalhar onde for – no setor público, privado, pesquisas, empreendedorismo, não importa. A questão é que toda hora vemos à nossa volta muitas possibilidades. A internet facilitou tudo isso, é só olhar um pouquinho seu Facebook, visitar alguns blogs e “voilà” – diversas alternativas para você melhorar sua vida, ganhar mais dinheiro, diminuir o estresse...

Todos temos 24 horas no dia. O uso sábio ou não desse tempo define muito do que conquistamos, conseguimos e realizamos. Portanto, se temos cada vez mais coisas para fazer nesse fator limitado da vida, saber definir aquilo que não faremos, para nos dedicarmos mais e melhor ao que devemos fazer, se tornou crucial.


Muitos especialistas e gurus salientam que a nova produtividade não é se manter ocupado, mas fazendo as coisas certas. E para isso precisamos primeiro saber negar as erradas.

Uma questão super interessante da mente que posso lhe contar é o nosso desejo por oportunidades. E isso é o que mais nos prejudica na hora das escolhas. É quando você está, por exemplo, estudando mais sobre startups e, de repente, vê que neurolinguística também é legal. Quanto mais você pensa nisso, e assume o quão importante seria ter esse conhecimento, mais começa a sentir como se tivesse essa habilidade e mais se torna imprescindível tê-la.

O fato é que, possivelmente, você não tem tempo para se dedicar tanto às duas, e começaria a entender um pouco de cada uma, mas não se aprofundando em nenhuma das áreas. E em um mundo que está tão superficial, de pessoas que mal dominam algo e já acham suficiente, realmente aprender bem sobre um tema faz grande diferença.

Portanto, essa mera vontade de dominar outra área dividiu não só a sua mente, mas sua atenção, e por aí vai. Foram várias decisões que acarretaram a dissolução do seu foco.

E isso acontece até com viagens, entidades, compras... Qualquer coisa. Você começa a assimilar as possibilidades como se já fossem suas, como se já estivessem acontecendo e o seu cérebro não quer perder aquilo – por mais que ainda nem seja dele. A consequência é que fazemos “meias coisas”, conseguimos meias realizações, ficamos meio felizes, vivemos meia vida.

Para estar presente e viver é preciso ter foco. E para ter essa determinação na visão das suas atividades você precisará dizer não. Na verdade, muito mais não do que sim, tanto a você quanto aos outros.

Constantemente, eu uso esse pensamento na minha vida:

“Seu foco depende diretamente da sua habilidade de dizer não”.

Todo o Free LifeStyle tem um pouco de medo de perder grandes oportunidades, afinal queremos curtir ao máximo. Mas é impossivel estar em todas as festas, realizar todos os projetos, estar com todos os amigos. Portanto, os FLS dizem não, para estarem mais presentes (de espirito e corpo) nos momentos que mais importam.

Veja mais sobre esse conteúdo:

Veja essa ideia no SlideShare

Compartilhar no Facebook