Como se define um gênio?

É uma questão intrigante, pois várias vezes vemos revistas e notícias ressaltando sobre a genialidade de algumas pessoas. Normalmente, eles são consagrados quando morrem e falamos sobre os seus feitos e dizem: “esse sim foi um gênio”.

Claro que temos muitos vivos, pessoas que consideramos diferenciadas, especiais, admiradas, inteligentes... Pois é, essa é a questão: o que realmente são os gênios?

Resolvi ir atrás e perguntar pra galera, como você definiria um gênio?

Veja algumas das respostas...

Miro Machado - Para mim é aquele que inventa algo que irá ajudar muitas pessoas.

Nilma Dias - Gênio é aquela pessoa que consegue te surpreender mesmo fazendo coisas simples e óbvias, porém de forma ainda mais extraordinária e com resultados. Gênio é o cara que faz acontecer e não fica somente na teoria. Ele testa, reajusta, vai para ação e tenta se reinventar sempre.

Luan Félix - Aaah, Gênio é quem tem um grande conhecimento extraordinário em determinada área e consegue dominá-lo bem.

Brasilia Costa Beber - Alguém que tenha o poder de ver o hoje e prever o amanhã, com capacidade de transformar esta visão em ações concretas que beneficiem a humanidade.

Cristian Cechin - Genialidade é a sacada de resolver um problema com uma solução simples e não óbvia!

Lucas Obino Gehlen Uma pessoa que consegue analisar uma situação sob diversos pontos de vista diferentes e então propõe ideias inovadoras e eficazes à partir da mesma.

Cleyton De Castro - Alguém capaz de criar algo inimaginável e transformar em utilidade pública, desejado por todos ou quase todos! A pessoa que muda a holística de algo já criado e até então desnecessário! O gênio pensa constantemente, cria e transforma! É o sujeito inconformado com o comodismo, a mesmice e rotinas.

Renan Tourinho - Há vários tipos de gênios, os que eu mais admiro são aqueles que transformam problemas complexos em simples apenas por utilizar recursos triviais de forma inusitada.

Joicy Macedo - Gênio é aquele que consegue desenvolver muito bem duas competências primordiais para articular ideias e transformá-las em projetos, ou seja, competência de inciativa e executiva.

Nessa primeira parte, podemos notar que a maioria da galera vê praticamente um gênio como um empreendedor, que consegue encontrar problemas reais e intensos na sociedade, vislumbrar diferentes formas de resolvê-lo e trazer a realidade de uma forma simples, que mude nossas vidas.

Mas então todos os gênios são empreendedores?

Aqui tem mais algumas ideias...

Aline Cristine Sarto - É aquele que conhece a si mesmo sem se definir, pois é assim que ele terá a capacidade de conectar ideias e pessoas para trazer novas possibilidades.

Mariane Costa - Aquele que vê a solução mais simples num meio caótico.

Ricardo Salvi Machida - Sabe, domina o conhecimento e integra com qualquer área, solucionando de forma simples ou complexa, mas transformando de uma forma/modo que ninguém fez. E sempre no momento oportuno.

Francine Bagatini - Alguém que consegue enxergar novas possibilidades em algo já definido. A genialidade está em reinventar o que é conhecido como “pré-estabelecido”.

Hygor Roque de Souza - Pessoas que conseguem transpor a barreira do óbvio e do impossível a partir de suas condições reais.

Bruno Cattelan - Em palavras simples, alguém que quebra paradigmas.

Leticia Echevarria de Miranda - é o cara!

Marcia Giuliani Borchardt - Alguém que transforma em uma necessidade aquilo que sempre foi dispensável.

Daniel Marigliano - Como as respostas já estão fantásticas, serei o chato da turma. Gênio é quem tem o QI acima de 150, se não me engano, o resto é guerreiro.

Cris Ferrari - Um ponto fora da curva. Outlier!

Pedro Senna - Além de praticamente todas as anteriores, acrescentaria que gênio é aquele que, a cada encontro, transforma a vida dos seus interlocutores de forma extraordinária, sem perceber que tem essa capacidade. Gênio motiva a criar, reajustar, modelar e inovar em todos os aspectos.

Roberto Fermino - Pessoas ordinárias realizando coisas extraordinárias.

Anisio Ramos - Gênio é aquele que produz muito (dinheiro, contato, conteúdo, produto, serviço, tudo que atenda outra pessoa, necessidade, problema, urgência) com pouco (recursos, grana, material,"não tenho filmadora, uso o celular”... por aí vai). Uma pessoa que produz um vídeo, e-book e ajuda as pessoas a saírem da inércia, e logo a pessoa tem resultados. Isso é ser gênio!

Podemos notar que além de empreendedor, é um expert que dominou um conhecimento distinto e começou a usar isso para o bem da sociedade.

São pessoas aparentemente visíveis, que você as reconhece facilmente, pois estão muito além do normal, do padrão, do óbvio. O que elas causam não pode passar despercebido.

Nesse momento eu praticamente lembrei do professor Xavier do X-Man.
Mas vamos continuar...

Claudio Silva Silva - Gênio é desafiar o impossível sem querer saber no que vai acontecer, pensando somente naquilo que vai dar certo na sua mente!!!

Isabel Vidal - Gênio pra mim é aquele que consegue realizar um objetivo considerado impossível pelos não gênios, vencendo obstáculos interiores e exteriores, não se deixando frustrar pelas falhas e tentativas, o que o torna diferente dos não gênios. Pois assim ele consegue realizar o impossível e ser reconhecido como um gênio, apenas porque agiu diferente dos demais. Antes de se tornar gênio o chamam de louco ou sonhador, mas vale a pena! Embora eu pense que louco é quem não acredite ter capacidade de genialidade em sua vida e nem tenha um lado sonhador. E o sonho é o despertar para uma possível realização!

Matheus de Moraes - É aquele que erra o quanto for possível antes de alcançar o êxito.

Luma Cristiana - Gênio é a pessoa que analisa e aplica a melhor solução de forma simplificada. Pode até errar, mas faz sempre obtém o melhor resultado no final e não desanima até concluir!

Sarah Oliveira - Gênio é aquele que te concede 3 desejos, o resto é treta hahaha brincadeirinha

Luma Cristiana - Gênio é a pessoa que analisa e aplica a melhor solução de forma simplificada. Pode até errar mas faz sempre obtém o melhor resultado no final e não desanima até concluir!

Notamos que mais para o final, eles são pessoas de resultado comprovado e dotados de uma determinação única. É como se tivessem em uma missão especial e aquela energia fosse além do normal.

É interessante notar que ao mesmo tempo os gênios se parecem humanos próximos a nós, pessoas com uma sabedoria aguçada e causadores de um grande impacto. Mas, ao mesmo tempo, parecem super homens e mulheres que estão muito distantes de nós.

É algo maluco, mas realmente passamos a dar mais valor às coisas e pessoas quando as perdemos, veja quantos artistas viraram lendas e gênios quando faleceram. Será que estamos dando o valor certo e percebendo o talento das pessoas enquanto estão aqui?

Apesar de quase todos concordarem que são pessoas de uma visão diferente e singular, acredito mesmo que só poderão ser reconhecidas se trouxerem isso para o mundo. Seja desenvolvendo um negócio, criando um produto ou repassando o conhecimento para que mudem a nossa realidade. Portanto, sejam empreendedores, estudiosos ou cientistas, o que dá para entender é que eles são agentes de mudança.

A minha definição antes de começar isso era “a pessoa que transcendia os pensamentos lógicos da maioria". Mas notei que isso é apenas uma parte, se não chegar até as pessoas ou causar algum impacto, é apenas alguém inteligente.

Como um Free LifeStyle, acho interessante perceber que amamos os gênios porque eles são diferentes no jeito de pensar e mudar o mundo, seja de um, dois, dez ou milhões. Portanto, essa ideia de aceitar nossas peculiaridades, aprofundar nossos conhecimentos e fazer o bem servindo as pessoas com nossos talentos é o mais próximo de gênio que podemos ser, mas se ainda assim não conseguirmos esse reconhecimento, certamente uma ótima história teremos para contar ;]

Compartilhar no Facebook