Como responder "Como sua procura por trabalho está indo?" pela milionésima vez

"Como a procura de emprego está indo?"

Quando você está desempregado, você vai ouvi-la de novo e de novo. Ela vai se tornar a linha de abertura padrão de quase todos com quem você fala, a partir de seus pais para seus amigos e até o LinkedIn.
Depois de ouvi-la uma ou 300 vezes, vai levar cada gota de seu ser para resistir de estrangular alguém que profere essas palavras.

Mas, já que você tem que formar algum tipo de resposta – afinal, em sua maior parte, as pessoas que pedem são provavelmente bem-intencionadas – o que você pode dizer quando está sem paciência e ainda sem um emprego?

“O que eu realmente preciso é...”

Quando alguém lhe pergunta como a busca por um trabalho está indo, é fácil interpretar a questão com negatividade e pensar que a pessoa acha que você é um caloteiro, que quer esfregar seu estado atual de desemprego em seu rosto.

Contudo, por uma questão de preservar sua sanidade, mude sua mentalidade para assumir que a maioria das pessoas que perguntam sobre sua procura por trabalho têm boas intenções e querem apoiá-lo, mas podem não saber que assistência podem lhe oferecer.

Então, dê a eles uma maneira de ajudar: “Vai tudo bem, mas o que eu realmente preciso é de uma perspectiva sobre o cargo que eu almejo. Você conhece alguém que é gerente de projetos? Eu gostaria de marcar entrevistas mais informativas”.

Ou, talvez você precisa de uma apresentação para alguém em uma empresa específica, ou de alguém que está disposto a fazer entrevistas simuladas com você para acalmar seus nervos. Seja o que for, esta é a sua chance de perguntar – assim, tire proveito da situação.

“Eu estou tendo um momento difícil com ...”

É importante manter o pensamento positivo durante sua busca por trabalho, mas se você está tendo um momento difícil com um aspecto particular da caça, é perfeitamente aceitável ser sincero – você pode ser capaz de obter alguns conselhos úteis no processo.

A chave para essa resposta é ser específico, caso contrário, tudo o que você vai fazer é abrir-se de forma vaga, e receberá conselhos não tão bons como: “Você apenas tem que dar tempo ao tempo”.

Em vez disso, aprimore uma questão específica que você está enfrentando e peça conselhos da pessoa: “Eu estou tendo um momento difícil em definir as melhores experiências para colocar no currículo. Eu sei que você já lidou com contratações, poderia me dar uma ajuda?”.

Não importa o quão bem-intencionados seus amigos e familiares são, consultas constantes sobre sua procura por emprego desgastarão seus nervos. Com algumas respostas inteligentes em seu bolso, você estará pronto para enfrentar os questionamentos até que você finalmente consiga o trabalho dos sonhos.

Ser Free LifeStyle é aproveitar os momentos da vida, então, tente sempre encarar tudo com um lado positivo e veja quais são as oportunidades escondidas no momento. Grandes referências em networking falam que “atrás de todo contato existe uma oportunidade latente”.

Fonte: The Muse

Compartilhar no Facebook