A vida é daqui para diante.

Eis algo que a maioria das pessoas gostaria de saber lidar: conseguir absorver bem situações, palavras, ou sentimentos ruins, e seguir em frente, sem olhar muito para trás. Não estou falando aqui no sentido de se desprender, juntar a mochila nas costas, e mandar todos à merda. A ideia aqui é de não conseguir perdoar e levar, envenenando seu futuro.

Deixe-me explicar com um exemplo

Por acaso, antes de aprender essa ideia da filosofia do #shaka (muitos conhecem como sinal hang loose, mas é shaka o nome) de que “a vida é daqui para diante, e esteja em paz consigo mesmo”, eu tinha um amigo que adorava falar isso. O problema é que ele se tornou o meu maior exemplo de não seguir essa ideia, e me levou a escrever esse texto.

Quando ele mencionava essa frase, queria sempre dizer o seguinte: Um erro aconteceu aqui. Vamos tratar dele logo, e seguir em frente. Se você errou, então errou. Conserta, e vai logo para frente, porque ficar pensando e lamentando, não vai adiantarem nada. Já aconteceu.

A ideia é muito boa, e bastante útil. Afinal, quando acontece um ou vários erros - e sempre acontece - muitas vezes os lamentos tomam conta por vários dias, e as conturbações por outros vários dias.

As pessoas ficam com aquilo na mente, e os próximos passos tendem a retomar o pensamento do que aconteceu, as impedindo de realmente continuar a caminhada.

No caso desse meu amigo, o engraçado é que ele me ensinou a frase, mas é uma das pessoas que menos a usa. E hoje, eu percebi o quanto isso atrapalha a vida dele.

Nós estávamos conversando sobre algumas possibilidades, e toda vez ele retomava alguns erros do passado, ou algum desacordo que tivemos... O quê acontecia? O foco da conversa atravancava justamente, a evolução.

veja também - Pessoas realmente inteligentes são humildes

A ideia não é você deixar de aprender com seus erros, mas que as lições fiquem na sua mente para usar nos próximos passos. Se você ficar lembrando e lembrando, elas poderão tomar conta das suas ideias, e ai você vive o presente no passado, e desenha o futuro também no passado... Não preciso nem dizer, o quanto isso vai dar merda.

Eu fico muito triste ao ver meu amigo fazer isso, pois noto o quanto sua vida está travada em tantas coisas ruins que aconteceram. Todos temos essa bagagem na mente, mas ele é muito desviava um bocado! Ao invés de pensarmos, justamente no que estava por vir e em nossos planos, tínhamos de que falar um pouco mais do que aconteceu, as razões, a mágoa... E isso preso nisso.

E outro ponto é que muitas vezes, ficar revivendo essas histórias, incomoda as pessoas, pois parece que a página não foi virada, e elas ficam extremamente incomodadas, o que pode minar seus relacionamentos.

Entenda que, a vida é realmente daqui para frente.

Como Free LifeStyle, a ideia é justamente pensar na maravilha de desfrutar o agora, e com sorte, de se ter um futuro. Caso esse último, realmente existir, ótimo... Vamos nessa! Se não existir, ok. Afinal, mandamos bem até aqui. Porém, voltar à um passado de coisas ruins, é ter mil interpretações que irão mudar, conforme você viver. E de nada adiantará, revivê-los em sua mente.

Então, perdoe você mesmo; perdoe as pessoas... perdoe para que a vida siga, e coisas fantásticas que estão acontecendo, possam ser vividas.

Compartilhar no Facebook