7 Perguntas de Entrevista que Determinam Inteligência Emocional

Determinar quem você contrata para um trabalho desempenha um papel importante na formação da cultura da sua empresa e garantir o seu futuro sucesso. A seleção de perguntas informativas da entrevista pode ser um fator chave para encontrar os funcionários certos - bem como eliminando os que não se encaixam. Respostas de um candidato podem ser reveladoras.

Embora diferentes empresas incorporem vários valores e culturas, o sucesso no local de trabalho é fortemente influenciado pela inteligência emocional de uma pessoa, uma qualidade que deve ser um não-negociável quando vetar candidatos a emprego, diz uma especialista.

Aqui estão sete perguntas da entrevista que podem descobrir respostas reveladoras dos candidatos a emprego que você entrevista - e perceber sua inteligência emocional. Já para aqueles que buscam um emprego, analise quais são as possíveis perguntas. E por que não para aqueles que apenas querem evoluir mais seu Quociente Emocional.

1. Quem inspira você e por quê?

A resposta do candidato, muitas vezes, dá ao entrevistador uma olhada em quem são os modelos da pessoa. A resposta pode também destacar os tipos de padrões comportamentais que o entrevistado respeita.

2. Se você estivesse começando uma empresa amanhã, quais seriam os seus três principais valores?

Todo bom relacionamento começa com confiança e valores alinhados. Insights sobre as prioridades de uma pessoa - bem como honestidade e integridade - podem surgir em uma resposta do candidato. Mas é importante entender se o entrevistado tem isso na ponta da língua e como isso é relevante ao entrar em um novo meio.

3. Se as prioridades de negócios mudarem, descreva como você iria ajudar a sua equipe a entender e realizar as novas metas?

Mudanças de prioridades acontecem em todas as empresas, então, olhe para os candidatos que são flexíveis e possuem as habilidades para ajudar a realizar a mudança. Contrate funcionários que são auto-conscientes, motivados e entendem esse dinamismo. Essas são habilidades que vão ajudar os funcionários a trabalhar melhor em equipe."

4. Você construiu amizades duradouras, enquanto trabalhava em outro emprego?

Leva um tempo para as pessoas construírem relacionamentos - e serem capazes de fazê-los é um sinal de inteligência emocional sólida. Além do mais, indica que a pessoa se preocupa com as relações que constrói, o que é importante para a equipe e o ambiente.

5. Que habilidade ou experiência que você sente estar faltando?

Curiosidade e vontade de aprender são os sinais vitais de que um empregado em perspectiva quer ficar melhor em alguma coisa. As pessoas que lutam com essa questão são as pessoas que pensam que já sabem tudo, e essas são as pessoas que você quer ficar longe.

6. Você pode me ensinar alguma coisa, como se eu nunca tivesse ouvido falar disso antes? (Pode ser qualquer coisa:. uma habilidade, uma lição ou um quebra-cabeça)

A resposta do candidato para essa pergunta pode revelar várias qualidades:

  • Se a pessoa está disposta a tomar um tempo para pensar antes de falar.
  • Se o candidato tem a capacidade técnica para explicar algo a uma pessoa que é menos experiente no assunto.

  • Se o candidato faz perguntas compreensivas com a pessoa que está sendo ensinada, tais como: "Isto faz sentido para você?"

7. Quais são os três principais fatores que você atribuiria para o seu sucesso?

A resposta a esta pergunta pode determinar se uma pessoa é altruísta ou egoísta. Quando as pessoas falam sobre seu próprio sucesso, note se falam sobre “eu-eu-eu”, ou se falam sobre “a equipe”, “nós” e fazem referência a pessoas importantes para seu sucesso.

Note que essas perguntas, precisam ter certa inteligência emocional para ter respostas mais adequadas. É importante que você teste a si mesmo nesse artigo e seja completamente sincero sobre isso, para que perceba a quantas andam algumas das suas questões emocionais.

Fonte: Entrepreneur

Compartilhar no Facebook